Compartilhar:

A visão sistêmica é uma competência essencial às lideranças, mas sua aplicação prática se mostra cada vez mais desafiadora frente a um mercado de trabalho global e pautado pela velocidade digital. O fluxo de demandas extremamente acelerado testa a capacidade de foco, concentração e direcionamento da atenção por parte dos gestores.

Não se trata de uma observação puramente empírica. Um relatório publicado pela Consultoria Deloitte em 2017, intitulado Global Mobile Consumer Survey 2017, indica que 30% dos brasileiros já costumam utilizar smartphones para questões profissionais mesmo fora do expediente – de maneira frequente.

Na realidade dos líderes, administrar a tecnologia e manter o foco para desenvolver uma visão sistêmica acerca do comportamento organizacional e, em paralelo, fazer uma gestão efetiva de seu tempo a nível pessoal é tarefa complexa. Mas extremamente necessária e possível.

Siga a leitura e confira a importância da visão sistêmica e como desenvolver a sua.

Visão sistêmica: significado e relevância nas organizações

Possuir visão sistêmica significa ter capacidade de tomar decisões estratégicas, considerando o cenário de forma ampla, analisando todos os elementos e as variáveis envolvidas. Essa aptidão de avaliação aprimorada raramente é uma habilidade natural, mas sim uma característica que pode ser desenvolvida entre líderes.

No artigo “The Focused Leader”, publicado na Harvard Business Review, o psicólogo e pesquisador de Harvard, Daniel Goleman – autor do best seller Inteligência Emocional – enfatiza que saber direcionar a atenção é uma das tarefas mais exigidas de um líder. Mas isso não significa necessariamente pensar em uma única questão e simplesmente filtrar totalmente as outras distrações.

“As pesquisas mais recentes em Neurociência demonstram que as pessoas se focam de muitas maneiras, por diferentes propósitos, através de caminhos neurais distintos”, pontua Goleman.

Dito de outro modo, uma verdadeira liderança precisa de um foco sistêmico, amplificado, direcionado a diversos processos. O líder precisa estar atento às questões que exigem resposta imediata, mas também ao comportamento organizacional, ao estado de espírito de seus colaboradores e, claro, ao seu próprio estado mental.

Como desenvolver uma visão sistêmica e estratégica?

É comum que, na ânsia de lidar com os inúmeros fatores envolvidos na gestão do negócio, os líderes se percam – ou, até mesmo, entrem em um colapso associado à Síndrome de Burnout. A verdade é que, para desenvolver uma visão sistêmica na empresa, antes de mais nada os empresários precisam focar em si mesmos.

Por isso, abaixo, listamos três estratégias para o desenvolvimento da visão sistêmica:

1. Comprometa-se com um processo de coaching

O Coaching é um caminho de autoconhecimento. O processo, desde que conduzido por um profissional capacitado, possibilita às lideranças a identificação de seus pontos fortes e fracos e proporciona um alinhamento de objetivos por meio do uso de ferramentas de análise comportamental.

Ao perceber em quais pontos sua vida está desequilibrada, o líder pode realinhar suas metas e atingir um estado mental de maior tranquilidade. Com isso, sua visão sistêmica é amplificada.

2. Medite por 10 minutos, diariamente

Em sintonia com o tópico anterior, a meditação é outra ferramenta que pode ajudar lideranças a exercerem o foco, pensarem com mais clareza e desenvolverem a visão sistêmica. Principalmente por auxiliar na redução do estresse e da ansiedade.

Embora sob a ótica de parte da população ocidental as técnicas meditativas sejam apontadas como soluções alternativas, elas recebem cada vez mais respaldo científico. Um estudo feito com 48 universitários pelo Departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro da Universidade da Califórnia, por exemplo, identificou que duas semanas de meditação fizeram estudantes se saírem melhor em testes de memória.

Durante a aplicação dos exames, sua atividade cerebral também foi monitorada. Os cientistas puderam identificar, assim, que as mentes dos alunos que meditaram ficaram em um estado mais focado e menos disperso em relação aos demais.

3. Alimente um ciclo de feedback na organização

O Coaching e a meditação são métodos extremamente eficazes em termos de desenvolvimento da visão sistêmica a partir de uma autoavaliação. Além de investir nessas estratégias, é de extrema importância que as lideranças estejam abertas a ouvir feedbacks sobre seu comportamento sob a perspectiva de diferentes pessoas na empresa.

Afinal, para obter uma verdadeira visão sistêmica de toda a companhia, é necessário estar aberto a distintos pontos de vista – independentemente das hierarquias organizacionais. A comunicação é fundamental.

Gostou da matéria: Aproveite para compartilhar com os colegas nas redes sociais.

Compartilhar: