Compartilhar:

Em um mundo acelerado e repleto de distrações, manter o foco é um desafio imperativo. Especialmente na rotina de gestores que, além de administrarem suas próprias demandas, têm a complexa tarefa de conduzir a produtividade de equipes inteiras. Direcionar a mente ao que realmente é essencial, nesse contexto, torna-se urgente.

Um líder exemplar é aquele capaz de focar sua atenção com maestria e destreza. E isso vai muito além de simplesmente elencar uma lista de afazeres e adotar uma postura “multitarefa” para dar um jeito de cumprir todas as obrigações até o fim do dia.

Conforme explica o psicólogo e pesquisador de Harvard, Daniel Goleman – autor do best-seller Inteligência Emocional -, em seu livro Foco: a Atenção e seu Papel Fundamental para o Sucesso , há pelo menos três tipos de foco que os líderes precisam dominar.

Nesta matéria, você vai descobrir quais são eles e poderá conferir insights poderosos capazes de aprimorar sua postura de liderança.

Por que excelentes líderes precisam ter foco?

Um levantamento feito com 3 mil profissionais e cerca de 2 mil executivos de RH norte-americanos, conduzido pelo site CareerBuilder, sinalizou que cerca de 75% das pessoas perdem – no mínimo – duas horas de seu expediente diário com distrações. Principalmente utilizando smartphones.

No caso dos gestores, o desafio é duplo: gerir a perda de foco crescente entre colaboradores e, ao mesmo tempo, não deixar o volume de tarefas e o fluxo infindável de informações comprometer seu próprio desempenho.

Goleman discorre sobre o assunto explicando que, enquanto muitos colaboradores sonham acordados e dispersam sua atenção navegando na internet, para os líderes o grande desafio é não deixar que seu foco fique submerso em um estado mental no qual “o estresse constante sobrecarrega o sistema nervoso com montes de cortisol e adrenalina”.

Ocorre que muitos gestores, diante da pressão, acabam centralizando seu foco nas preocupações e não no trabalho. O que, naturalmente, leva a um estado de exaustão emocional e esgotamento, comprometendo a produtividade.

No cenário apresentado, o primeiro passo para que os líderes obtenham sucesso em sua gestão é justamente compreender os principais tipos de foco e aprender a dominá-los.

A seguir, você vai entender quais são eles.

3 tipos de foco que líderes precisam administrar

Exercer o papel de líder com primor é um desafio diário. Contudo, a partir do momento em que você se torna consciente dos tipos de foco existentes para buscar aprimorá-los, já está dando o primeiro passo rumo ao sucesso.

Veja, abaixo, a tríade do foco apresentada por Goleman:

1)   Foco interno

O foco interno é o foco em você mesmo e está diretamente ligado ao autoconhecimento. Conforme pontua Goleman “o foco interno nos põe em sintonia com nossas intuições, nossos valores principais e nossas melhores decisões”. Para ser assertivo em suas escolhas, portanto, um bom líder precisa dominá-lo.

2)   Foco no outro

O foco no outro diz respeito à atenção empregada aos sentimentos das outras pessoas, apresentando uma relação forte com o conceito de empatia. “O foco no outro facilita nossas ligações com todas as pessoas que fazem parte da nossa vida”, sinaliza Goleman.

3)   Foco externo

Por fim, o foco externo possui ligação com o mundo que nos rodeia e o que acontece nele – não somente àquilo que tem impacto direto em nossa vida.

“Um líder fora de sintonia com seu mundo interno será um desorientado; um líder cego para o mundo dos outros será um desinformado e um líder indiferente aos sistemas maiores dentro dos quais opera sempre será pego de surpresa “, conclui Goleman.

Então, gostou de aprender um pouco mais sobre os principais tipos de foco existentes? Se você apreciou as informações desta matéria, aproveite para compartilhar em suas redes sociais.

Compartilhar: