Compartilhar:

Há diferenças conceituais e práticas significativas relacionadas às atitudes de um líder e de um gestor. Enquanto coordenar uma equipe simboliza uma tarefa relativamente mais simples, assumir o papel de uma autêntica liderança exige foco, determinação, empatia e uma série de competências associadas à Inteligência Social e Emocional.

A realidade é que não existe fórmula pronta para a liderança. Não há um manual de instruções com o passo a passo para gestores que desejam conquistar o respeito de seus colaboradores e torná-los capazes de atingir resultados extraordinários.

No entanto, há obras seculares que apresentam insights profundos acerca do tema, como é o caso de A Arte da Guerra”.

A obra é considerada um clássico sobre liderança. Ela apresenta fragmentos de textos encontrados por arqueólogos chineses em 1972, datados da época da dinastia Sung na China (960 – 1280). Embora as instruções originais tenham sido redigidas como táticas de guerra, os ensinamentos se aplicam ao mundo corporativo.

5 atitudes de um líder inspiradas pela obra de Sun Tzu

Frases do livro “A Arte da Guerra” que parecem ser cada vez mais úteis nos dias atuais:

1. Demonstre humanidade e empatia

“A liderança deve conter sabedoria, sinceridade, humanismo, coragem e disciplina.” (TZU, 2017, p. 28)

Em um mercado de trabalho em constante transformação frente à expansão da Inteligência Artificial (IA), os valores associados à humanidade precisam ser preservados.

Lideranças autoritárias não conquistam respeito. Inclusive, um triste dado publicado pela Harvard Business Review Brasil demonstra que a falta de confiança por parte dos colaboradores representa uma preocupação para até 37% dos CEOs.

Um verdadeiro líder inspira confiança, mas não esconde todas as suas vulnerabilidades. Ele deve se mostrar humano e acessível.

2. Mantenha uma rotina organizada

“Governar sobre muitos é o mesmo que sobre poucos: é uma questão de organização.” (TZU, 2017, p. 57)

Em matéria já publicada no blog Cultura & Gestão, enfatizamos que a velocidade do século 21 é um verdadeiro desafio às lideranças. Com infinitas distrações, manter uma agenda organizada e aproveitar o tempo da forma correta pode ser desafiador. Mas esse exercício é fundamental.

Em um pequeno ou grande negócio, você precisa saber gerenciar seu tempo e o tempo das pessoas que trabalham na empresa. Caso contrário, a dificuldade vai ficar cada vez maior conforme a organização cresce.

3. Demonstre respeito e enfrente os desafios junto à equipe

“O bom general cuida dos seus como crianças, e estes o seguem até o mais profundo dos vales. Trata os soldados como filhos, e estes morrerão ao seu lado.” (TZU, 2017, p. 98)

Segundo estudo do Fórum Econômico Mundial publicado pelo Correio Braziliense, a tecnologia pode extinguir até 7 milhões de empregos até 2021. Se os postos não se perderem, as profissões vão ter de se reinventar – em praticamente todos os setores da economia.

Um verdadeiro líder é aquele que atravessa com sua equipe os períodos difíceis. E que vai encarar junto deles as transformações turbulentas que o mercado reserva.

4. Aja com um propósito em mente

“Um bom general avança sem desejar glória, e se retira sem temer os castigos. Seu desejo é, apenas, o de proteger o povo (…) Um general assim é um bem precioso para o Estado.” (TZU, 2017, p. 101)

Ganhar muito dinheiro e conquistar autonomia profissional estão entre as principais motivações do empreendedorismo, de acordo com material disponibilizado pelo Sebrae. Mas, para enfrentar todos os desafios que a liderança empresarial apresenta, é necessário ter um propósito maior em mente.

Por que você faz o que faz? Qual é a missão da sua empresa? De que forma ela vai impactar o mundo?

Para liderar com eficiência, um empreendedor precisa manter essas questões em mente.

5. Eduque seus colaboradores e dê feedbacks

“Um general que é condescendente com seus soldados, mas não obtém deles o respeito, significa que terá um exército inútil e mimado.” (TZU, 2017, p. 101)

Ter empatia pelos colaboradores não significa ser passivo e ignorar seus erros. A verdadeira liderança deve instruir e fomentar o desenvolvimento intelectual de sua equipe. Daí a importância de alimentar um ciclo de feedback positivo – e negativo – quando necessário.

“Uma das maneiras mais efetivas que um líder tem para demonstrar atenção aos seus subordinados é através do processo de feedback”, conforme trecho da matéria publicada na Harvard Business Review Brasil.

Se você gostou da matéria, aproveite para compartilhar com seus colegas nas redes sociais!

Compartilhar: