Compartilhar:

A automotivação está intrinsecamente relacionada à liderança. Afinal, diante do propósito de motivar equipes inteiras, um verdadeiro líder precisa encontrar em si mesmo ânimo, disposição e convicção em suas competências. Diante de uma modernidade líquida acelerada e competitiva, manter uma atitude autoconfiante simboliza um desafio.

A pressão da concorrência, o feroz e constante impulso à inserção digital e a necessidade de tomar riscos bem calculados são fatores recorrentes na rotina de um líder. Nem sempre é fácil equilibrar tudo isso e, em paralelo, manter a saúde e o equilíbrio na vida pessoal. A sobrecarga está sempre à espreita.

Diante do cenário que se apresenta, o Coaching traz algumas ferramentas interessantes para auxiliar os líderes em sua gestão de tarefas, sem que percam a motivação em meio a compromissos infindáveis.

Aqueça o café, sente-se confortavelmente e siga a leitura para aprender quais são elas.

Automotivação através do Coaching: 5 estratégias

Coaching é uma palavra com origem na Língua Inglesa e diz respeito a um modelo de treinamento, englobando um conjunto de estratégias focadas no autodesenvolvimento. Ao aplicá-las na vida prática, torna-se mais fácil manter o foco e a visão estratégica, mesmo nos dias desafiadores e cansativos.

Abaixo, compilamos 5 estratégias aplicadas no processo de Coaching e direcionadas à automotivação:

1)   Acredite nas suas potencialidades e busque conhecimento

Conhecimento – e, principalmente, autoconhecimento – são ferramentas estratégicas para líderes de alta performance. Ter consciência acerca de suas próprias potencialidades e fragilidades é essencial para uma evolução contínua, proporcionando motivação diária.

Inclusive, partilhar conhecimento foi apontada como uma das 10 características comuns aos líderes bem-sucedidos, conforme um levantamento da empresa RH Gi Group, publicado pela Fundação Getúlio Vargas.

2)   Mantenha-se positivo diante das adversidades

Esta não é uma dica no estilo “autoajuda”. A grande verdade é que manter uma atitude positiva e otimista é uma estratégia muito pragmática e responsável. Irritar-se diante dos imprevistos é um empecilho que dificulta a tomada de decisões assertivas.

Ao encarar os desafios com otimismo, ao invés de ficar travado diante de um problema, você foca no mais importante: a solução.

3)   Encare os erros como oportunidades de aprendizado

Tomar decisões é uma necessidade recorrente entre as lideranças, mas é inevitável: nem sempre você vai acertar. Para manter-se motivado, o mais importante é a forma como você enxerga o erro.

Experimente observá-lo sob a perspectiva de uma excelente chance de aprender. Isso é o que a psicóloga norte-americana da Universidade de Stanford, Carol Dweck, chama de mindset de crescimento.

4)   Não abra mão da sua felicidade

Verdadeiros líderes são apaixonados por seu trabalho. Mas sabem que, para manter um excelente desempenho nele, também não devem abdicar de seus hobbies, do tempo de qualidade com a família e os amigos. Para manter a motivação elevada, às vezes é preciso desconectar-se da vida corporativa.

5)   Estabeleça sonhos e metas para alcançá-los

Trabalhar com metas é o melhor caminho para manter a automotivação em alta. O Coaching estimula grandes líderes a se questionarem: o que enxergo para o meu futuro, para o futuro da minha empresa e dos meus colaboradores?

Com o sonho em mente, fica mais fácil encontrar o estímulo necessário à concretização das metas para realizá-lo.

A importância da automotivação dos líderes nas organizações

O artigo “Troque a Gestão do Desempenho pela do Comportamento”, publicado pela Revista HSM, expõe uma triste realidade: em média, apenas 12% dos colaboradores de uma organização realizam seu trabalho por motivação. Por inspiração, o percentual é ainda menor: 4%.

Em paralelo, 84% simplesmente cumprem suas tarefas por medo ou coerção. O que isso tem a ver com a automotivação das lideranças? Tudo. Um verdadeiro líder inspira, estimula e mantém suas equipes produtivas, em sintonia com ele.

Ambientes organizacionais tóxicos, nos quais o trabalho é realizado com base no medo, geralmente são um reflexo de lideranças igualmente desmotivadas.

Em resumo, o ânimo e a energia que permeiam uma corporação estão diretamente ligadas ao estado de espírito de seu líder. Por isso, se os resultados das suas equipes não estão de acordo com o esperado, talvez agora seja o momento ideal para colocar os insights desta matéria em prática e investir na sua própria automotivação.

A transformação começa por você.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhar com os amigos e colegas no LinkedIn ou WhatsApp.

Compartilhar: