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Equilibrar a vida pessoal e profissional é um desafio constante. Não é por acaso que a gestão de tempo é uma pauta recorrente na atualidade. Em tempos velozes, administrar as 24 horas do dia exige maestria – um problema difícil de resolver para a maioria dos gestores.

Entre um infindável fluxo de tarefas a serem executadas, decisões a serem tomadas e colaboradores que demandam atenção, qualquer gestor pode acabar facilmente engolido pelo trabalho. A vida pessoal costuma ficar em segundo – ou até terceiro – plano.

Mas, se a dificuldade em fazer uma gestão de tempo eficiente é uma dor comum entre gestores, como encontrar a solução para administrar a agenda quando as demandas parecem ser cada vez maiores?

Nesta matéria, você encontrará alguns insights interessantes. Siga a leitura e confira.

A importância de uma gestão de tempo eficiente

A afirmação de que a gestão de tempo é uma enorme dificuldade entre gestores não é empírica. Os dados traduzem a realidade: uma pesquisa feita com 300 executivos pela consultoria Luzio Strategy Group e divulgada pelo Estadão apontou que 55% deles têm seu tempo consumido apenas com questões burocráticas.

Se apenas os processos rígidos tomam um volume de tempo tão expressivo na rotina, quando somadas as horas dedicadas a reuniões e processos de gestão, os ponteiros do relógio aceleram em velocidade frenética. Não é de se espantar, nesse contexto, que a vida familiar acabe removida automaticamente da lista de prioridades.

No entanto, a qualidade de vida e os momentos com a família são importantes – inclusive, para que o gestor mantenha sua motivação e performance elevadas.

Em seu canal do Youtube, o consultor e autor do livro “A Tríade do Tempo”, Christian Barbosa – um dos maiores especialistas em gestão de tempo do país -, reforça que quando tudo parece fugir do controle, o primeiro passo importante é voltar a focar em si mesmo.

Você precisa focar em você. “Quando você foca em você e melhora o seu estado mental, melhora tudo à sua volta”, assinala Barbosa.

É claro, porém, que a teoria sempre é mais fácil que a prática. Como, efetivamente, manter a harmonia na vida pessoal e não prejudicar o desempenho na vida profissional?

Encontre algumas respostas abaixo.

4 dicas de gestão de tempo para equilibrar vida pessoal e negócios

Se o seu principal desafio é retomar o equilíbrio na gestão de tempo, as dicas abaixo podem ajudar:

1. Simplifique processos e saiba delegar

Se as tarefas operacionais e burocráticas engolem você, talvez seja o momento de refletir sobre o que realmente é essencial e exige sua atenção daquilo que pode ser delegado. Descentralize as demandas assumidas por você, mas que facilmente poderiam ser executadas por outras pessoas.

2. Aprenda a dizer não

Dizer não é uma verdadeira arte. Mas todo gestor precisa dominá-la se não quiser ser atropelado pelas demandas relacionadas ao trabalho. Assuma o compromisso consigo mesmo de dizer não a um cliente quando julgar necessário.

Lembre-se de que, às vezes, é melhor dizer não a um cliente do que atendê-lo mal porque você está com a mente em outro lugar.

3. Seja realista ao organizar a agenda

Quando você organizar seus compromissos semanais e mensais, seja realista. Você sabe que, se marcar cinco reuniões em um dia, dificilmente sobrará tempo de qualidade para a sua família.

Defina suas prioridades e coloque tempo para cuidar da sua saúde e passar tempo com as pessoas que ama entre elas.

4. Exercite o foco

Aprenda a estar totalmente presente naquilo que você está fazendo. Quando estiver no trabalho, foque 100% no trabalho. Quando estiver com a família, foque 100% na família.

Isso será útil não apenas para que você otimize seu tempo, mas também para que sinta que cada minuto foi realmente bem aproveitado.

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