Compartilhar:

Quais são os valores e princípios que regem sua vida? Trata-se de um questionamento provocativo, mas essencial. Principalmente porque, de forma consciente ou inconsciente, cada ação tomada por você é embasada por determinados pilares morais que moldam quem você é, sua personalidade, suas escolhas e, por fim, sua existência neste planeta.

Bem como na esfera pessoal, os valores de vida podem ser expandidos ao contexto empresarial. Se cada indivíduo possui determinados valores de vida, de mesmo modo também as organizações corporativas são – ou deveriam ser – regidas por princípios que orientam seu modo de atuação.

Eis o ponto que merece atenção: uma carreira não pode ser dissociada completamente de quem um ser humano é enquanto colaborador ou líder de uma organização. Afinal, o trabalho faz parte da vida como um todo. Daí a importância de haver coerência entre os valores pessoais e aqueles da corporação em que se atua.

Vamos aprofundar um pouco mais essa intrínseca relação?

A importância dos valores na vida pessoal e corporativa

“Os valores guiam cada decisão que tomamos e, assim, nosso destino. Os que conhecem seus valores e vivem de acordo com eles tornam-se os líderes de nossa sociedade”. A afirmação, retirada do livro “Desperte Seu Gigante Interior”, de Anthony Robbins, dimensiona a importância dos valores como princípios norteadores.

Na esfera pessoal, eles podem ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas em relação a como você vai utilizar o seu tempo, gastar ou investir seu dinheiro e, claro, se relacionar com outras pessoas. Na visão do filósofo Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.), valores estão associados ao caráter, que seria a divindade guardiã de qualquer homem/mulher.

Uma empresa, por sua vez, também precisa ter valores bem estabelecidos. Estes podem influenciar desde a contratação de novos colaboradores, até sua conduta diante de dilemas orçamentários. Muito mais do que filosóficos, os princípios estão ali para orientar como a organização vai se posicionar e manter sua credibilidade frente a um mercado volátil.

Em ambas as dimensões, o que se observa é que, quando há dissociação profunda entre os valores de um cidadão e aqueles da empresa onde atua, a produtividade decai como consequência da falta de ânimo. É preciso acreditar no que se faz e no contexto daquilo que se faz.

Como alinhar valores pessoais à carreira?

Infelizmente, em paralelo aos elevados índices de desemprego, cerca de 40% dos executivos brasileiros estão infelizes em seu trabalho atualmente. Entre os motivos estão o excesso de trabalho e o próprio medo de um burnout. Quais são os valores de uma organização que permite que seus colaboradores cheguem ao nível da exaustão?

Frente ao cenário que se apresenta, para obter um grau maior de realização na esfera pessoal e profissional, o primeiro passo é a observação e análise dos seus próprios valores. Assim, é possível compreender se estes estão alinhados ao seu trabalho, às tarefas que você executa diariamente e ao contexto da empresa em que atua.

O que é essencial e inegável para você? Alguns valores sobre os quais você pode refletir são:

  • Amor;
  • Contribuição;
  • Saúde;
  • Qualidade de Vida;
  • Liberdade;
  • Crescimento;
  • Diversão;
  • Realização;
  • Criatividade;
  • Inteligência;
  • Honestidade;
  • Gratidão;

 

Dentre eles, quais fazem mais sentido? Saiba quais são os seus valores. Reflita acerca deles. Revisite-os sempre que necessário. É o primeiro passo para uma transformação interna rumo a uma vida – e um trabalho – com mais propósito e senso de realização.

Se você gostou da matéria, compartilhe com os colegas de trabalho nas redes sociais!!

Compartilhar: