Compartilhar:

A gestão descentralizada é uma estratégia em plena ascensão diante da realidade das organizações exponenciais e inserção da tecnologia no cotidiano das empresas. O empowerment nunca esteve tão em evidência – seja no âmbito corporativo, social ou político. E, se bem implementado, oferece benefícios amplos às lideranças.

Na realidade de uma empresa, o líder é quem costuma dar a palavra final em uma série de decisões de nível estratégico e operacional. No entanto, conforme a organização cresce, torna-se cada vez mais difícil centralizar tudo em uma única pessoa. É justamente por isso que metodologias Agile, como o método Scrum, – têm ganhado visibilidade.

Mas como implementar uma gestão descentralizada de maneira efetiva e de que formas ela pode ajudar líderes a otimizarem o seu tempo?

A seguir, compartilhamos alguns insights sobre o tema.

Gestão descentralizada e participativa: o que é?

A gestão descentralizada e participativa, relacionada à estratégia de empowerment, é uma metodologia de gestão com foco no empoderamento de colaboradores e equipes. Ela consiste em capacitar e empoderar as pessoas que fazem parte de uma organização, de modo que tenham autonomia para tomar decisões que impactam nos rumos do negócio.

De certo modo, optar pela gestão descentralizada é entrar em sintonia com a realidade das novas culturas organizacionais, que prezam por agilidade, inovação e valorização da tecnologia em seus ambientes. Inclusive, é interessante ressaltar que, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), divulgados pela Revista Exame, o Brasil já é o 9º maior mercado de software e serviços de TI do mundo.

A verdade é que um crescimento exponencial depende de decisões velozes – e isso só é possível quando toda a equipe está intensamente envolvida nos projetos executados. Em sua obra Scrum: A Arte de Fazer o Dobro de Trabalho na Metade do Tempo, os empreendedores Jeff Sutherland e J.J. Sutherland expõem que empoderar equipes e investir em uma gestão de projetos ágil gera ganhos de até 1.200% em produtividade.

É válido pontuar, ainda, que as as vantagens da gestão descentralizada não são exclusivas à organização. Elas podem trazer benefícios aos líderes de forma global, permeando também outras áreas da vida, como você vai entender a seguir.

Gestão descentralizada nas organizações valoriza o tempo dos líderes

Todos os líderes, em algum momento da carreira, provavelmente já sentiram que as 24 horas do dia não são suficientes para equilibrar trabalho, família, saúde e lazer. Também não é segredo que, quando essa tríade fica desequilibrada, o foco e o desempenho costumam ficar comprometidos.

É justamente por tais motivos que a gestão descentralizada não beneficia somente os colaboradores, mas também os líderes. Quando os funcionários estão empoderados o suficiente para tomarem decisões inteligentes, sem necessariamente acionar o gestor responsável, há um ganho significativo de tempo.

A coach de produtividade Maura Thomas é enfática em relação a esse ponto. Em artigo publicado na Harvard Business Review, ela reforça que relembra que descentralizar as decisões – especialmente as menos urgentes – ajuda líderes a preservarem um tempo precioso, que lhes permite focar em sua maior responsabilidade: a reflexão estratégica.

Então, gostou de conferir os insights sobre gestão estratégica compartilhados neste artigo? Se você apreciou o conteúdo, aproveite para compartilhar com seus colegas no LinkedIn e demais redes sociais!

Compartilhar: