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Uma vez mais: crise = oportunidade

Foi no final dos anos 70, na chamada ‘crise do petróleo’, quando a recessão corria solta e o dólar andava arisco que eu, um então jovem gestor em formação, fui fazer um treinamento de desenvolvimento gerencial no Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais (IMAM). Aprendi várias coisas inesquecíveis, como a divertida ideia de que “o bom gestor faz PLOC”, ou seja, planeja, lidera, organiza e controla…Ouvi também, pela primeira vez, aquilo que se tornaria um “chavão”: a informação de que o ideograma chinês para ‘crise’ é o mesmo ideograma para ‘oportunidade’.

Ou seja, aprendi que a ideia do Brasil como uma terra de oportunidades também pode ser lida como o Brasil de uma terra de crises sem fim… Claro que o que trabalhamos naquela época foi a necessidade, ou ao menos, a possibilidade de entendermos aquele momento de crise recessiva por que passávamos ser também um momento de oportunidades. Lembro de trabalharmos bastante a ideia e de passarmos a focar e a falar mais de oportunidades do que da crise propriamente dita.

“A ideia do Brasil como uma terra de oportunidades também pode ser lida como o Brasil de uma terra de crises sem fim…

No âmbito da nossa empresa, deixamos de nos lamentar e fomos atrás das oportunidades e, com o esforço de todos, inclusive para enfrentar a burocracia infindável da “CACEX”, conseguimos voltar nossos negócios para a exportação nos beneficiando do câmbio o que nos permitiu cruzar um período duro com o ânimo redobrado e superar a crise sem termos que mandar ninguém embora. No mercado interno, tratamos de intensificar nossos contatos com os clientes e transferir a eles não só nosso próprio entusiasmo mas também um série de treinamentos sobre os nossos produtos e sobre negociação em geral.

Foi bom abandonar o discurso pessimista e fatalista, e nos dedicarmos a troca e a colaboração na criação de ideias para aproveitarmos as oportunidades. Aquilo funcionou e continuou a funcionar toda vez que se falava em crise, o que sempre me faz lembrar daquele chavão… Para falar a verdade, nunca verifiquei se é fato que o ideograma chinês é o mesmo para crise e oportunidade, mas o fato é que, chavão ou não, aprendemos a não deixar de enxergar as oportunidades escondidas atrás dos lamentos e falta de motivação.

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