Compartilhar:

O ego é frágil: não raro basta uma crítica para que emerjam as crenças – bem instaladas no inconsciente – de que somos incapazes

O senso comum tende a ver a autoconfiança como uma qualidade e não uma habilidade. Qual a diferença? Qualidade transmite a ideia de uma característica inata, intrínseca à personalidade, que não pode ser trabalhada. Já o termo habilidade, muito mais adequado, traz a noção de construção, de aperfeiçoamento. É preciso combater a crença de que a autoconfiança é um traço de personalidade, com o qual alguns são agraciados e outros não.  Nada mais enganoso. Autoconfiança é reflexo de um complexo processo de autoanálise, de percepção das limitações e das capacidades necessárias para superá-las. Anda de braços dados com a autocrítica saudável.

E o que podemos definir como autocrítica saudável? Primeiro, vamos retomar o conceito de ego, de acordo com a psicanálise. Essa estrutura psíquica fica, podemos dizer, comprimida entre os desejos inconscientes (id) e as regras sociais (superego). E o ego é frágil: não raro basta uma crítica para que emerjam as crenças – construídas durante toda a vida, desde a infância, instaladas no que conhecemos como inconsciente – de que somos incapazes. O ego tem uma facilidade incrível para interpretar falhas isoladas como um rotundo e generalizado fracasso. Por isso a necessidade de racionalizar, refletir, propor-se a se autoconhecer – o ego tem menos de razão do que imaginamos. Quantas vezes não somos autodestrutivos em nossos pensamentos e ações?  Com que facilidade esquecemos nosso próprio valor por causa de uma ou outra situação que coloca nossa autoconfiança à prova?

Entrar em contato com as próprias falhas é doloroso. Porém, reconhecer o que não vai bem é o único meio para traçar estratégias para melhorar esse ponto. Um líder que conquista a confiança de uma equipe é aquele que, ao mesmo tempo em que aponta falhas na dinâmica do grupo, analisa criticamente a própria participação nessa engrenagem e é convicto que tem a experiência necessária para aparar arestas. Autoconfiança não significa ignorar dificuldades, mas entender que obstáculos fazem parte de qualquer processo e que você conta com seus recursos e também os de quem trabalha com você para superá-los. E então, como está sua autoconfiança?

Compartilhar: