Compartilhar:

Descobrir como ter confiança e assumir protagonismo em decisões de nível pessoal e corporativo é uma jornada que não possui início ou fim bem definidos. A grande verdade, acima de qualquer fórmula milagrosa ou frase de autoajuda, é que o desenvolvimento da autoconfiança corresponde a um processo de autoconhecimento.

No dicionário, a palavra confiança aparece descrita como “credibilidade ou conceito positivo que se tem a respeito de alguém ou de algo; crédito, segurança; crença de que algo é de qualidade superior e não falhará”. Basicamente, tais definições reforçam a ideia de que a confiança não vem pronta. Ela é construída diariamente.

O fato é que, à medida que o senso de confiança cresce em um indivíduo, se funde a outros e passa a integrar o DNA de uma empresa, os resultados são fantásticos. Portanto, siga a leitura!

A seguir, vamos apresentar alguns insights poderosos sobre o poder da confiança e como você pode desenvolver a sua.

Como ter mais confiança impacta a prosperidade dos negócios?

A confiança é a base de qualquer relação próspera. Quando não há espaço para ela, entra em cena a corrupção. Isso não é simplesmente uma afirmação empírica. Você sabia que um denominador comum entre as nações mais ricas do mundo é um indicador de maiores níveis de confiança entre as pessoas?

Infelizmente, conforme dados disponíveis em relatório da PWC (18th Annual Global CEO Survey, 2015), apenas cerca de 50% dos CEOs creem que a baixa confiança pode ser ameaça ao crescimento da empresa.

A verdade é que a confiança tem sido mencionada como fator de destaque em estudos que buscam identificar fatores associados aos níveis de engajamento de pessoas no trabalho. Uma pesquisa da Society for Human Resource Management (Employee Job Satisfaction and Engagement: Optimizing Organizational Culture for Success, 2015), por exemplo, identificou que confiança e respeito são os principais indicadores de satisfação no trabalho.

Equipes com colaboradores que confiam uns nos outros e em seus respectivos líderes prosperam. Isso impacta na motivação, em menos ausências no trabalho, em mais resultados com menos esforço.

Dito de outro modo, estimular a autoconfiança entre os colaboradores é uma estratégia de extrema eficiência que pode ser aproveitada pelas lideranças. Agora, vamos à esfera pessoal. Afinal, antes do fator confiança se expandir por toda corporação, ela tem início em um processo interno vivido por cada um.

Vamos descobrir como incentivá-lo.

Como ter confiança em si mesmo? 3 estratégias práticas

Abaixo, pontuamos três estratégias práticas para estimular a autoconfiança:

1. Crie uma “caixa de vitórias”

Pode parecer estranho, mas a ideia aqui é justamente jogar luz em seus pontos fortes. Imprima elogios e mensagens positivas que você já tenha recebido por seu trabalho – ou por qualquer habilidade sua – e coloque em uma caixa, onde você vai colecionar vitórias.

 

Assim, sempre que um novo desafio surgir e você se sentir inseguro ou insegura, poderá buscar ali inspiração para assumir a jornada.

2. Adote a mentalidade de crescimento (progressiva)

Você ganha confiança quando, ao invés de se martirizar por aquilo que não sabe, utiliza o erro como combustível para o aprendizado. Este, por sua vez, é o que vai fornecer confiança diante de novas situações no futuro. Adotar essa postura, conforme a definição da psicóloga Carol Dweck, é substituir a mentalidade fixa pela mentalidade progressiva.

3. Pratique afirmações diárias

Afirmações são estratégias extremamente poderosas da Psicologia Positiva. Portanto, o desenvolvimento da autoconfiança pode começar com atitudes extremamente simples, como parar em frente a um espelho e afirmar: eu sou capaz, eu consigo lidar com desafios, eu sou um excelente profissional e um ser humano repleto de capacidades.

Se o exercício for muito difícil, pode significar que você realmente precisa ir em frente e trabalhar sua autoconfiança em um nível ainda mais profundo, possivelmente com auxílio de um psicólogo(a). Afinal, conforme enfatizamos, trata-se de um caminho a ser percorrido.

Mas só você é capaz de dar o primeiro passo.

Gostou das dicas? Os insights do artigo foram relevantes para você? Então, compartilhe com os colegas nas redes sociais!

Compartilhar: