Compartilhar:

Já pensou em tirar o sapato, a gravata, o terninho social e colocar um tênis para praticar atividade física no meio do expediente? Isso mesmo: dentro da empresa e com o aval do seu gerente. Consegue contemplar essa possibilidade, ou parece muito ilusória para você?

Pois saiba que, em algumas companhias, isso já é realidade. Se por um lado muitos colaboradores – e empresários – ainda creem que praticar exercícios é “perda de tempo”, ou simplesmente uma atividade para a qual “não sobra tempo”, por outro há organizações que já enxergam justamente o contrário.

Conforme excelente artigo publicado pela Harvard Business Review, ser fisicamente ativo é o tipo de skill que pode, inclusive, contribuir para o currículo. Há empregadores (a maioria do exterior, infelizmente) que, cientes dos benefícios da prática, oferecem até INCENTIVO para que seus colaboradores mexam o corpo.

Vantagens de se praticar atividade física no meio do expediente

Mais do que um estímulo a ter um corpo esbelto e sadio, a atividade física pode ser percebida sob a ótica de uma ferramenta para hackear a mente. Afinal, alguns poucos minutos de corrida leve, ou uma prática de Yoga, são capazes de alterar profundamente a fisiologia do ser humano por meio de sua produção hormonal.

A liberação de hormônios como serotonina e endorfina estimula o bem-estar, dissipa o estresse e favorece a resolução de problemas de maneira rápida, eficiente e criativa. Isso não é apenas uma observação externa. Um estudo publicado no periódico Psychology & Aging, por exemplo, identificou que praticar exercícios traz vantagens cognitivas como:

  • Concentração aprofundada;
  • Memória mais nítida
  • Aprendizagem mais rápida
  • Resistência mental prolongada
  • Criatividade aprimorada
  • Menor estresse

Tais hipóteses já foram testadas, inclusive, dentro do ambiente de trabalho. Um estudo conduzido pela Universidade de Bristol com 200 trabalhadores, no Reino Unido, identificou que utilizar a academia do escritório era um denominador comum entre os que eram mais produtivos e voltavam para casa mais satisfeitos após a jornada de trabalho.

Por fim, as estimativas são ainda mais otimistas no que diz respeito ao tempo necessário para colher todos os benefícios da prática. Pesquisadores sugerem que apenas 15 minutos de atividade já são capazes de ativar todos os efeitos benéficos previamente mencionados.

Importância de praticar atividade física como estímulo à conexão social

Não apenas a fisiologia dos colaboradores é beneficiada pela prática de exercícios. Em artigo publicado na revista Forbes, Allan Kohll – especialista em liderança estratégica – explica que em sua empresa oferece benefícios financeiros para que os colaboradores se exercitem. E não só pelo aspecto do bem-estar, mas pela questão da socialização.

“Proporcionar uma oportunidade para os colegas se conectarem fora do ambiente formal de trabalho promove relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis. Ao dar aos funcionários uma academia (ou um vestuário), as empresas mostram que querem ver os trabalhadores prosperarem além do espaço de trabalho”, escreve ele.

Em resumo, saúde mental e física também é um ingrediente importante na receita perfeita para a produtividade organizacional. Por que não incentivá-la nas empresas?

Gostou da matéria? Então compartilhe com os colegas nas redes sociais.

Compartilhar: