Compartilhar:

O hábito da leitura é transformador. Tanto pela perspectiva de adquirir conhecimento intelectual, quanto pelos benefícios cognitivos e fisiológicos. Mergulhar nas páginas de um livro é algo capaz de impulsionar uma profunda transformação interna, com impactos imensuráveis na carreira e na própria vida, de modo geral.

A literatura – independentemente do gênero – auxilia na expansão dos horizontes. Permite ajudar a encontrar novas respostas para velhos problemas. É difícil até quantificar o potencial transformador das palavras, mas não há dúvidas de que a leitura de determinadas obras já impactou a rotina e os lucros de diversas organizações.

O que a ciência tem a dizer sobre o tema? Siga a leitura para conferir os principais insights.

Benefícios da leitura para mente e corpo

O brasileiro, infelizmente, lê pouco. Estimativas do Instituto Pró-Livro apontam que 44% da população não cultiva o hábito da leitura – e cerca de 30% dela sequer adquiriu alguma obra na vida. Os reflexos disso respaldam em prejuízos em todas as esferas, inclusive econômicas e sociais.

Algo interessantíssimo de se destacar é que existem até mesmo estudos que apontam para benefícios da leitura à saúde física. Uma pesquisa publicada pelo periódico Social Science & Medicine identificou, por exemplo, o hábito da leitura como marcador comum na redução de até 20% do risco de mortalidade entre um grupo de pacientes.

Sabe-se que a leitura também pode ser um lugar de refúgio das complexidades da vida, aquietando a mente e oferecendo refúgio meditativo. Esse estado de calma, silêncio e tranquilidade produz hormônios de bem-estar, atenuando estresse e ansiedades (condições que também estão se tornando crônicas no país).

Ler pode, até mesmo, servir como fonte de respostas para questionamentos que surgem entre empresários ou colaboradores. Dificilmente algum problema não foi previamente abordado por determinado(a) autor(a) em algum momento da história da humanidade.

Em resumo: os benefícios não se restringem apenas à aquisição de novos conhecimentos. Corpo, mente e espírito se beneficiam do hábito.

Como ler pode transformar sua carreira?

No âmbito profissional, a leitura pode ser a ferramenta que lhe falta para ter coragem de tomar uma determinada decisão, ou mesmo para descobrir como se posicionar diante de um problema específico. A leitura, aliás, faz parte do dia a dia de empresários de alta performance.

Em entrevistas à imprensa, personalidades como Bill Gates, Oprah Winfrey, Jeff Bezos e Warren Buffett – a título de ilustração – já revelaram que a leitura é um hábito constante em suas vidas. Então, por que não se inspirar no caminho já trilhado por eles?

A troca de informações presentes em obras também pode fomentar o networking entre você e outros colegas e empreendedores, de modo a incentivar ainda mais a troca de ideias. Excelentes insights para solucionar dificuldades e otimizar processos podem surgir a partir daí.

Ler, em resumo, é uma ferramenta de aperfeiçoamento pessoal em todos os sentidos. E o melhor: não custa quase nada. Basta se permitir investir um tempo em você para mergulhar nas páginas.

Gostou das dicas? Se você apreciou este conteúdo, aproveite para compartilhar com os amigos e colegas nas redes sociais!

Compartilhar: