Compartilhar:

Os benefícios da meditação não têm impacto profundo apenas na realidade pessoal do ser humano, como também podem causar verdadeiras revoluções em organizações. Afinal, colaboradores mais centrados e menos ansiosos tendem, por obviedade, a produzirem mais e melhor.

A meditação é uma prática secular e, embora vista por muitos sob uma perspectiva ortodoxa, tem suas vantagens cada vez mais respaldadas por estudos científicos na área da Neurociência e Psiconeuroimunologia. Trata-se de uma intervenção de baixíssimo custo para o empresário, com excelente potencial de retorno.

Investir no capital humano da organização, na saúde mental do colaborador, é mais do que ser um bom líder. É colher mais resultados para o negócio! Quer entender como?

Então, siga a leitura para compreender os principais insights sobre o tema.

Benefícios da meditação com respaldo científico

O que acontece no corpo durante uma hora de meditação?

Um levantamento conduzido com 14 indivíduos que tinham pressão arterial normal, porém níveis bem altos de ansiedade, demonstrou que uma única sessão de mindfulness (60min) é capaz de regular os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, aliviando tais sintomas típicos do quadro. A pesquisa está disponível no periódico Experimental Biology.

Outro estudo publicado no Journal of Cognitive Enhancement identificou que a meditação estimula a atenção sustentada, possibilitando que você – ou seu colaborador – se concentre melhor e por mais tempo em suas atividades. Vale lembrar que, de acordo com o psicólogo e pesquisador de Harvard, Daniel Goleman, autor de “Foco”, as pessoas hoje em dia ficam até 40% do tempo distraídas, mesmo quando realizam uma atividade que exige atenção atenta.

Em resumo, a meditação se mostra como um poderoso antídoto a alguns dos males mais predominantes na sociedade contemporânea. E, ao contrário do que muitos creem, meditar não se trata de sentar parado e simplesmente não pensar em nada. Apenas de acessar uma outra frequência em nosso “rádio mental”, que tende a nunca desligar.

Mas como levar tanta teoria à prática? Veja, abaixo, algumas estratégias.

Como inserir a meditação na rotina da empresa?

Considerando que a prática meditativa não precisa ser extensa para surtir efeitos positivos, implementar pequenas sessões – de 10 a 20 minutos – durante a jornada laboral já pode ter efeitos benéficos. É interessante, claro, contemplar um ambiente que torne essa prática favorável.

Se houver espaço, os próprios colaboradores podem ter acesso ao ambiente se necessitarem de um tempo para clarear as ideias em meio ao fluxo de trabalho. Em seu blog pessoal, a ginecologista e professora de meditação certificada pelo Chopra Center, Drª Bernadete Nonnenmacher, explica que apenas 20 minutos de prática já causam mudanças fisiológicas, por meio da produção de hormônios anabolizantes e não catabolizantes.

Outra possibilidade é trazer um profissional capacitado para que explique, através de uma palestra ou curso in company, como a prática meditativa pode trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental. E, claro, oferecer dicas para começar.

Afinal, o objetivo das empresas com propósito não é apenas gerar lucro, mas também proporcionar transformações na vida das pessoas – a começar por seus próprios colaboradores, concorda?

Se você gostou da matéria, compartilhe com seus colegas nas redes sociais!!!!

Compartilhar: