Compartilhar:

Perfeccionismo em excesso atrapalha. É fonte de insatisfação constante com resultados, de dificuldade em tomar decisões por medo excessivo de errar e de falta de eficiência em gerir o tempo, delegar tarefas e definir prioridades

Um antigo mito africano conta a história de um rei que ordenou que seus súditos construíssem um palácio perfeito.  Da primeira vez, realizaram a obra da melhor forma possível, mas o rei mandou demolir a construção, pois ainda não estava perfeita. Fizeram de novo com ainda mais cuidado, mas o rei fez com botassem abaixo outra vez. E assim continuaram por gerações em um trabalho interminável, pois sempre havia algum defeito aos olhos do rei. Ficaram conhecidos como os melhores construtores de palácios do mundo pelos povos vizinhos, porém nunca usufruíram de um castelo próprio.

Essa história é especialmente interessante, pois revela os dois lados do perfeccionismo: o construtivo e o destrutivo.  De um lado, buscar fazer o melhor trabalho possível faz com que nos superemos sempre. De outro, apegar-se a expectativas irreais que nunca podem ser atingidas causa não apenas sofrimento, mas estagnação – tarefas nunca são totalmente concluídas e demandam enormes custos financeiros e emocionais.

Separar o perfeccionismo saudável do autodestrutivo é um desafio, pois muitas vezes o perfeccionista não se vê de fato como um. A psicologia cognitiva destaca algumas indicações da presença desse comportamento, como insatisfação constante com resultados, dificuldade em tomar decisões por medo excessivo de errar e falta de eficiência em gerir o tempo e definir prioridades. Qualquer gestor sabe da importância de discernir o que é importante do que é urgente, o que é detalhe do que é essencial. Um dos principais aspectos de uma gestão eficaz, aliás, é conseguir distinguir o todo das partes e, assim, conseguir visualizar o que é necessário para concretizar projetos dentro de um limite de tempo.

A autoanálise, muitas vezes guiada por um profissional, é importante para que a pessoa reconheça como o ideal de perfeição afeta sua vida. Aqui, indicamos um teste informal para avaliar características de perfeccionismo elaborado por uma equipe de psicólogos de várias universidades americanas e divulgado pela revista Scientific American Mente e Cérebro. Ele é baseado em perguntas como “Para você é difícil delegar tarefas no trabalho porque nunca ficarão suficientemente boas se feitas por outras pessoas?”, “Adia decisões porque pode fazer a escolha errada?”. Consideramos uma ótima ferramenta para que você possa refletir sobre a presença de traços de perfeccionismo em seu comportamento e como interferem na sua produtividade e na relação com outras pessoas. Acesse o teste em http://bit.ly/2rcB4dW.

Compartilhar: