Compartilhar:

Quais são os 7 fatores que aumentam o comprometimento e satisfação da Geração Y no trabalho?

Estabilidade no emprego e um bom salário. Esses dois fatores certamente estarão presentes na definição de um “trabalho dos sonhos” por um baby boomer ou pela geração X. No entanto, para os nascidos pós-meados dos anos 70 – a geração Y – esses aspectos não são decisivos para garantir seu comprometimento e alinhamento aos princípios de uma empresa. Tanto que um dos maiores desafios corporativos do século 21 é manter jovens profissionais talentosos no quadro de funcionários. Segundo o sociólogo polonês Zygmundt Bauman, essa geração prioriza novas experiências a garantias: a sensação de que seus potenciais estão sendo subaproveitados é receita certa para saírem em busca de novos projetos.

O psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi estudou durante décadas o que torna as pessoas engajadas e satisfeitas com seus trabalhos. Nesse sentido, propõe o conceito psicológico de “fluxo” (flow): estado mental no qual estamos completamente envolvidos em uma atividade, interessados não apenas em seus resultados, mas no processo em si.

Como o estado fluxo estaria presente nas empresas? Em seu livro Gestão Qualificada (Editora Bookman, 2004), Csikszentmihalyi relata suas conclusões depois de entrevistar CEOs de vários países sobre suas motivações. Percebeu um padrão entre aqueles que eram descritos por seus colegas e subordinados como “bem-sucedidos”, “éticos” e “socialmente responsáveis”. Eles tendiam a definir “sucesso” de forma semelhante. Em linhas gerais: poder trabalhar em algo que, ao mesmo tempo, lhes dá prazer e ajuda outras pessoas.

Csikszentmihalyi sugere 7 aspectos que caracterizam o estado de fluxo:

  1. Foco: interesse traduz-se principalmente em concentração.
  2. Sensação de êxtase: determinada atividade oferece novidades e desafios que a tornam, por assim dizer, extraordinária, no sentido de oferecer experiências fora do comum ou da rotina
  3. Clareza: há uma percepção nítida do que se quer fazer ou do que precisa ser feito
  4. Aptidão: sentimento de que se tem as habilidades necessárias para determinada tarefa e que elas estão sendo exercitadas
  5. Serenidade: a tranquilidade de se estar fazendo ou aprendendo a coisa certa
  6. Não há a percepção de “perda de tempo” ou de que as horas se arrastam, pelo contrário
  7. Motivação intrínseca: o trabalho em si torna-se uma recompensa pelo esforço

Agora você: esses aspectos estão presentes em sua vida profissional ou transparecem nas pessoas que trabalham em sua empresa?

Compartilhar: