Compartilhar:

A teoria dos jogos, ramo da matemática aplicada, comprova as vantagens a longo prazo de desenvolver um comportamento colaborativo

No Natal de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial, soldados franceses e alemães saíram de suas trincheiras e confraternizaram – trocaram presentes e chegaram a ser fotografados juntos. Essa interação pacífica entre inimigos mortais de fato nos parece muito estranha. No entanto, ela é bem explicada da perspectiva da teoria dos jogos, ramo da matemática aplicada que estuda as relações estratégicas entre diferentes jogadores.

De acordo com essa teoria, essa trégua foi possível apenas porque ambos os lados sabiam com quem estavam jogando – depois de várias interações sucessivas de ataque e contra-ataque – e conseguiram, assim, “confiar” no comportamento do adversário, no sentido de saber que uma trapaça na trégua não seria vantajosa de forma alguma para nenhum dos dois lados, o que possibilitou um momento de confraternização.

Atualmente, a teoria dos jogos é explorada pela filosofia, sociologia, economia e mesmo psicologia organizacional – esta última usa essa ciência para examinar a concorrência e a cooperação dentro de pequenos grupos de empresas. Essa teoria considera a interação simultânea e frequente entre vários tipos de jogadores, com diferentes perfis, que podem ter todo tipo de reação – trapaceiro, colaborativo, rancoroso, copiador, aleatório etc – para tentar prever resultados e melhores estratégias capazes de garantir melhor custo-benefício para os jogadores. De forma muito interessante, essa teoria explora por A + B as vantagens a longo prazo de investir em um comportamento colaborativo – desde que se saiba com quem exatamente se está colaborando. E como se sabe isto? Com base na experiência desenvolvida nas próprias interações.

Ficou interessado em saber mais sobre a teoria dos jogos? Indicamos então um meio muito didático para entendê-la. O jogo virtual a Evolução da Confiança, desenvolvido pelo gamer Nicky Case. De forma muito clara e interativa, a animação fala sobre a lógica (a parte racional) das negociações e os fatores imprevisíveis que interferem a todo tempo nelas (como falhas de comunicação e as emoções dos jogadores). Assim, de forma muito simples, você pode transpor a vivência do jogo virtual para situações do mundo real, no qual a todo tempo negociamos nossos recursos econômicos e emocionais. O jogo dura 30 minutos, mas garantimos que será um ótimo investimento de seu tempo! Acesse a versão em português em: https://brunolemos.github.io/trust/.

Compartilhar: