Compartilhar:

Elas devem ser permanentemente reconhecidas e elaboradas racionalmente. Um líder que olha para frente primeiramente olha para dentro de si

Nos anos 90, o psicólogo cognitivo Paul Ekman, da Universidade da Califórnia, pesquisou centenas de pessoas de vários países e observou que, independentemente da cultura, todas demonstravam emoções. O cientista enumerou seis delas, que chamou de emoções básicas: raiva, medo, repulsa, tristeza, alegria e surpresa. Elas fazem parte de nossa constituição psicofisiológica, são respostas automáticas às mais variadas situações que surgem em nosso cotidiano.

De acordo com Ekman, aprender distinguir e reconhecer as emoções seria o primeiro passo para poder racionalizá-las. Isto é, refletir sobre o que está desencadeando essas emoções, questionar a real dimensão do que nos causa medo ou raiva, por exemplo, e o que podemos fazer para nos sentir melhor e, principalmente, reagir de maneira proporcional ao que mexe com nossas emoções.

Acontece que, ao longo da vida, não somos preparados para olhar e analisar nossas emoções. Na escola e na universidade nos especializamos nos mais variados tipos de conhecimento, mas o pouco de inteligência emocional que desenvolvemos foi e tem sido através de nossas experiências. Todos nós conhecemos exímios especialistas em um determinado assunto que desabam diante da primeira crítica ou que evitam expor ao superior um problema, pois elucubram sobre as terríveis consequências que uma conversa pode ter. Esses são alguns exemplos de como o medo se manifesta nas suas formas mais elaboradas: falta de autoconfiança e ansiedade.

As emoções emergem a todo o tempo na vida profissional. Aprender a lidar com elas é requisito básico para uma liderança eficiente. Programas de coaching sérios e eficazes nunca negligenciam as emoções. Ao contrário, fazem delas as protagonistas de um processo que tem o objetivo de transformar perspectivas e construir uma liderança original. Emoções dão trabalho, no sentido de que devem ser permanentemente reconhecidas e elaboradas racionalmente. Um líder que olha para frente primeiramente olha para dentro de si.

Sugestão: o psicólogo Paul Ekman criou um mapa visual das emoções básicas, mostrando como elas se manifestam nos mais variados campos da vida. Veja em www.paulekman.com/atlas-of-emotions/ (em inglês)

Compartilhar: