Compartilhar:

Quem não conhece a Ilha de Páscoa e seus famosos gigantes de pedra?

Quem vê as fotos dessa ilha e de suas impressionantes esculturas não imagina que essa paisagem sem árvores já foi uma floresta tropical e a sociedade que construiu esses gigantes vivia em grande prosperidade.

Os cientistas comprovaram pelo estudo do pólen encontrado na ilha que a construção dessas estátuas aconteceu durante o apogeu da civilização nativa, entre os anos 1200 e 1500.

Entretanto, as análises do pólen indicam que foi neste exato momento que a que as florestas da ilha sofreram um rápido declínio.

Hoje não existe uma única árvore na ilha, e a civilização foi totalmente extinta.

Seria um aviso da história?

Hoje vivemos uma crise da continuidade da vida na terra e o futuro do homem e sua civilização é também incerto.

Nesse contexto ouvimos cada vez mais a palavra SUSTENTABILIDADE sempre relacionada à ecologia e a preservação.

Porém o termo sustentabilidade não passa somente pela economia de energia e recursos, o cuidado com o meio ambiente ou o consumo responsável.

Todas essas ações são importantes, porém são externas, não atingem e não transformam a ESSÊNCIA HUMANA. Sem atingir a essência, todas as providências práticas serão somente cosméticas.

A extinção da civilização da Ilha de Páscoa não é simplesmente a história da extinção das árvores, é uma história de PERDA DO REFERENCIAL humano como parte da natureza.

Os gigantes de pedra são ao mesmo tempo símbolo de uma grandeza civilizatória e da crise de valores que naquela civilização levou a extinção da natureza local e por conseqüência a derrocada da própria civilização.

Reciclar o lixo é transformar aquilo já não serve mais em algo de valor. Reciclar os valores é tão importante quanto à reciclagem do lixo.

Transformar o inútil em útil.

Devemos reciclar os velhos valores de lucro pelo lucro e a expansão sem limites, em ultima instancia, devemos ser responsáveis pelas conseqüências de nossos atos.

Tanto no nível pessoal, quanto organizacional, os objetivos só são alcançados de forma plenamente satisfatória e sustentável quando se estabelece relações de confiança, respeito e flexibilidade.

Sustentável também quer dizer duradouro, em contraposição com efêmero. RELAÇÕES EFÊMERAS, SEM VÍNCULOS, NÃO SE SUSTENTAM. Sustentabilidade é um compromisso com a vida.

Reciclar o resultado da exploração que é o lixo produzido pelo egocentrismo e transformar em uma relação de amor e co-dependência com a natureza, a fonte de toda a vida na terra.

Compartilhar: