Compartilhar:

“Caminhante, são tuas pegadas o caminho e nada mais; Caminhante, não há caminho, se faz o caminho ao andar Ao andar se faz o caminho…” (Antonio Machado)

O líder e a jornada do herói. A busca de significado. O estudioso de mitos e religião comparada Joseph Campbell baseado na ideia de inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung, escreveu no final dos anos 40 o livro “O Herói de Mil Faces”, encontrando padrões que se repetem e perpassam culturas e religiões de todo o mundo, um monomito (mito único) que Campbell denominou A Saga do Herói.

As obras de Campbell influenciam até hoje em muitos campos, nas artes, como cinema e literatura à psicanálise, como também na busca de significado no universo organizacional.

Mito não é sinônimo de mentira, não está em discussão a verossimilhança das histórias fantásticas e sim a VERDADE que essas histórias apontam. Os mitos são histórias que nos remetem ao mais profundo do ser: nossos medos, ansiedades e desejos.

Não importando a hierarquia em uma organização, todos compartilhamos de um caudal de histórias, lendas e sentimentos que é a herança de toda a história da humanidade. Estamos unidos pelas mesmas necessidades, fraquezas e forças.

Porém, o líder, ou o herói é aquele que representa a conquista de algum feito, cujo significado vai muito além dele mesmo: a derrota de um dragão que ameaçava a cidade, a recuperação de um objeto mágico, um sacrifício supremo etc.

Mas, o principal e que está por traz dessas conquistas é o resgate do SENTIDO DA VIDA que está na própria jornada.

Somos seres em busca de significado na vida, nas relações amorosas, nas relações com a família, com os amigos etc. Como poderia ser diferente na vida profissional?

Não nos contentamos com a objetividade seca do fazer pelo fazer. Quando não conseguimos atribuir sentido ao trabalho que realizamos, um sentimento de frustração nos impede de realizar as tarefas de forma satisfatória, mesmo se realizamos, muitas vezes nos sentimos vazios.

O líder-herói tem uma missão e não me refiro aqui em alcançar maior fatia do mercado, bater metas, diminuir custos, etc. Tudo isso é importante, mas a causa de um líder-herói é muito mais profunda: é apontar o caminho para uma conquista que envolva e transforme a todos, não só da organização em que trabalha, como também a sociedade e em ultima instância o planeta que vivemos.

O poder na mão do líder-herói é um instrumento para ser exercido na busca do BEM COMUM.

Na busca desse objetivo, o mais importante a ter em conta é que o líder-herói nunca consegue voltar vitorioso de sua jornada sem a ajuda dos ALIADOS.

Teseu o herói da mitologia grega não conseguiria sair do labirinto se não fosse pelo fio vermelho que a princesa Ariadne lhe deu para que ele se guiasse em seu caminho de volta.

“Caminhante não há caminhos…” O caminho do herói-líder se faz ao caminhar. A jornada não é fácil. Não há receitas, nem mapas, muitas vezes perdidos por estranhas cavernas e labirintos o herói-líder poderá cair em tentações em alguns momentos, ouvindo canto de sereias que prometem sucesso fácil.

Nunca é fácil.

Mas o herói não esmorece, segue lutando, contando com seus aliados. Tem sua cabeça e coração direcionados para o sonho em comum, o seu sonho, o sonho de todos. E então traz de volta o elixir, o santo graal: a maior fatia do mercado, as metas alcançadas, a diminuição de custos e o aumento da margem de lucro. Mas, só será sentido com plena satisfação quando é o resultado de uma jornada com SIGNIFICADO: O sentimento de completude que temos quando alcançamos um sonho.

Compartilhar: