Compartilhar:

Líderes de sucesso inspiram e motivam pessoas das mais variadas gerações, crenças e perfis ao redor do mundo. Seu impacto é verdadeiramente notável. Inclusive, há uma tendência de associação da imagem de uma liderança ao posto que ela ocupa dentro da corporação onde atua. Mas a verdade é que sua vida vai muito além disso.

Ao mergulhar nas biografias e documentários de alguns líderes por trás de marcas extremamente bem consolidadas a nível global, fica evidente que o sucesso em suas respectivas organizações não está associado somente ao trabalho duro. Há muito em comum nas rotinas das grandes lideranças quando estas se encontram out of office.

A percepção de que as atividades nas quais um líder bem sucedido investe tempo quando não está no escritório também têm influência em seu desempenho nos leva à próxima questão. Afinal, qual é o segredo por trás das rotinas de uma executiva ou de um executivo que atinge o grau máximo de excelência?

Siga a leitura para conferir os principais insights sobre o tema.

Exemplos de líderes de sucesso e suas rotinas

Para compreender melhor como as grandes lideranças administram seu tempo fora do trabalho e buscar um pouco de inspiração, é válido conferir alguns exemplos.

Descubra, abaixo, como alguns dos maiores empresários do mundo moderno administram suas horas quando não estão focados em seus respectivos empreendimentos:

Jorge Paulo Lemann

Considerado o empresário mais rico do Brasil – e um dos mais ricos do mundo, segundo a Revista Forbes – Jorge Paulo Lemann é uma das lideranças à frente do império Ambev e da Fundação Estudar, apenas para citar alguns de seus empreendimentos.

No livro “Sonho Grande”, que narra a biografia do empresário, a jornalista Cristiane Correa expôs alguns dos passatempos preferidos de Lemann e seus parceiros Marcel Telles e Beto Sicupira. Dentre todos, os esportes se destacam.

A verdade é que, durante momentos ociosos praticando tênis ou pesca esportiva, os empreendedores tiveram grandes insights para a condução dos negócios.

Oprah Winfrey

A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey é talvez um dos maiores exemplos de empreendedorismo feminino deste século. Seu discurso em inúmeras aparições na televisão (como neste vídeo – publicado pelo canal Own) defende, entre muitos valores admiráveis, a importância da gratidão.

Oprah tem seu discurso extremamente alinhado à prática. Tanto é que, em seu tempo livre, ela costuma frequentar associações e ONGs para realizar trabalho voluntário – o que a ajuda a manter sempre os pés no chão e a humildade elevada.

Elon Musk

Embora seja uma figura controversa, Elon Musk – a mente por trás da Tesla e da Space X – tem assumido a liderança na transformação mundial no que diz respeito ao uso de novas tecnologias em favor do meio-ambiente. Sua ambição em realizar grandes feitos para humanidade, sem dúvidas, inspira empresários de todas as idades.

Na biografia do empreendedor, a jornalista Ashlee Vance revela que Musk é, desde criança, um ávido leitor. Desde a época do colégio, ele devorava bibliotecas inteiras. A paixão começou com os Mochileiros da Galáxia e se expandiu para obras de todos os assuntos possíveis de se imaginar: física, história, ciência e química são apenas alguns.

Malala Yousafzai

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai é lembrada por ter sido a pessoa mais nova do mundo a receber um Prêmio Nobel da Paz. Toda sua trajetória é, na realidade, um exemplo do poder transformador da educação. A menina assumiu um posto de liderança por acaso, mas nem por isso seu caso deixa de ser um exemplo incrível.

No documentário “Malala”, que conta a trajetória da jovem, é possível constatar que seu tempo livre ainda é utilizado, principalmente, para passar tempo junto à família e aprofundar leituras e estudos.

Então, conseguiu buscar inspiração nas rotinas de grandes lideranças? Pretende começar a aproveitar seu tempo out of office com atividades semelhantes?

Se você apreciou este artigo, compartilhe com os colegas no WhatsApp, LinkedIn e demais redes sociais!

Compartilhar: