Compartilhar:

Desempenhar um trabalho que acreditamos ser pleno de sentido, no qual empregamos nossas melhores habilidades, é uma das maiores satisfações que se pode ter na vida – a ciência comprova essa ideia e aponta as características mentais de pessoas de alta performance

No século 20, o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi cunhou o termo flow, que significa literalmente fluxo, para se referir a um estado mental de alto desempenho, marcado por motivação e concentração intensas em um objetivo ou em uma tarefa. Csikszentmihalyi, que se tornou uma das maiores referências mundiais da psicologia positiva, estudou ao longo décadas milhares de pessoas que relatavam alta satisfação com os trabalhos que realizavam.

Entrevistou desde freiras cegas e pastores de cabras até atletas de alto rendimento e CEOs. E o psicólogo percebeu que quanto mais frequentemente o estado de flow se manifestava na vida das pessoas, maiores eram os índices de felicidade relatados por elas. Segundo o cientista, desempenhar um trabalho que acreditamos ser pleno de sentido, no qual empregamos nossas melhores habilidades, é uma das maiores satisfações que se pode ter na vida, independentemente de status econômico: o psicólogo observou que índices de felicidade não diferiam muito entre pessoas que ganhavam dinheiro suficiente para uma vida minimamente confortável e indivíduos considerados muito ricos, porém verificou que o fato de desempenhar um trabalho ao qual atribuíam propósito era decisivo para a percepção de felicidade.

Uma das entrevistadas por Csikszentmihalyi foi Anita Roddicak, CEO da empresa de cosméticos Body Shop, que descreveu o flow em sua vida como “paixão de se estar fazendo algo e sentir o fluxo quando se está trabalhando”. O fundador da Sony, Masaru Ibuka, considerado um exemplo de empenho e de realização, relatou que sua motivação para investir na empresa foi “pensar em um local onde engenheiros pudessem sentir a alegria da inovação tecnológica e saber que iriam de alguma forma impactar a sociedade”.

Ao contrário do que muitos pensam, o estado de fluxo está ao alcance de qualquer pessoa. Pode ser definido basicamente por encontrar satisfação e recompensa no trabalho em si, não apenas nos resultados. Com base em décadas de estudo, Csikszentmihalyi sistematizou as características do estado de fluxo. Veja algumas a seguir:

  • Motivação e concentração

O flow é marcado pela sensação de recompensa durante o trabalho, de forma que o sucesso em uma etapa alimenta a pessoa a iniciar a seguinte, mantendo altos os níveis de foco por bastante tempo. Tal fenômeno é comum em artistas, acadêmicos e executivos, que relatam frequentemente a sensação de “perda de noção do tempo” quando estão engajados em uma obra, pesquisa ou projeto. Interessante frisar que a motivação e o foco não são conseguidos instantaneamente: muitas vezes o trabalho começa a fluir depois de um período que, segundo Csikszentmihalyi, mescla sensações como estresse, ansiedade, desânimo e excitação – ou seja, o fluxo parece necessariamente demandar um esforço consciente inicial, por mínimo que seja.

  • Senso de propósito

A impressão de se estar realizando uma “missão”, de se estar empenhado em uma tarefa que confere um a razão para levantar da cama todos os dias, é também uma das características do estado de fluxo.  Tal concepção impacta a autoestima: pessoas que percebem significado no que fazem têm uma visão mais positiva de si e da vida.

  • Potencial aproveitado

Csikszentmihalyi definiu o estado de fluxo como um equilíbrio ideal entre o nível de desafio e as habilidades para superá-lo. Ou seja, um trabalho inteiramente dentro de uma zona de conforto não despertará a excitação que precede a entrada no estado de fluxo. Da mesma maneira, uma tarefa que demande habilidades muito além das que o individuo tem no momento provavelmente será apenas fonte de estresse e de ansiedade. O estado de fluxo compreende feedback imediato: é como um jogo de videogame, no qual o jogador usa a experiência adquirida em uma fase para poder passar para outra mais complexa, mantendo sua motivação para continuar no jogo.

  • Algo próximo do êxtase

Pessoas que entram no estado de fluxo relatam sensação de euforia, de satisfação intensa com o trabalho que está sendo realizado e sentem grande motivação ao imaginar o que está por vir. Estudos sugerem que o estado fluxo caminha lado a lado com a criatividade, em termos cerebrais: esses momentos de intensa concentração sem esforço são altamente propícios ao surgimento de ideias inovadoras, o famoso insight.

Por fim, recomendamos a inspiradora palestra de Csikszentmihalyi disponível no TED Talk. Uma lição sobre o estado de fluxo e como podemos buscá-lo em nossas vidas: http://bit.ly/2wyiUqc

Compartilhar: