Compartilhar:

Como conquistar clientes na disruptora era digital? Se por um lado a tecnologia parece abrir uma imensa janela de oportunidades, por outro a concorrência parece cada vez mais acirrada. Portanto, mais do que vender produtos ou serviços, agora novos negócios já surgem com uma missão inédita: deixar uma autêntica marca no mundo.

A realidade é que, no século 21, a abundância de produtos e serviços já permeia basicamente todos os setores das sociedades modernas. É fato que ainda existe muita pobreza no mundo, mas isso tem mais relação com a má distribuição de recursos. A verdade é que hoje mais cidadãos morrem de obesidade – mais de 3 milhões – do que de fome!

As pessoas passam muito tempo discutindo o que pedir no delivery. Ou a que seriado ou filme assistir. Há muitas opções no mundo pós-escassez. E como fazer um novo negócio se destacar nesse contexto?

Siga a leitura!!!!

Como conquistar clientes: olhe para os problemas, focalize soluções

Partindo da premissa de que a oferta é cada vez mais ampla que a procura, o que pode fazer um negócio ganhar destaque na pós-modernidade é o valor agregado. É a proposta única de valor que oferece. Em seu blog, o especialista em Marketing Seth Godin escreve:

“Confiança e atenção são itens escassos em um mundo pós-escassez”.

Bingo! Se a cultura de massa chegou ao fim com a ascensão das mídias digitais, agora é o momento de PERSONALIZAR ofertas e serviços. O paradoxo? Por um lado, o atendimento ao cliente aparenta estar cada vez mais automatizado. Tudo bem, a velocidade é um fator importante. Mas a humanização se tornará cada vez mais imprescindível no processo.

É o que pode diferenciar um negócio do outro. Estudos na área da Neurociência demonstram que o processo de tomada de decisão sempre passa pelo campo das emoções. Ainda que acreditemos estar tomando uma decisão racional, no fundo, são simplesmente sistemas neurais estimulados por mecanismos corporais, que reagem a partir de experiências de referência anteriores.

Por isso, você pode até esquecer o que uma pessoa diz. Mas não esquece como ela fez você se sentir, correto? Acontecimentos marcados por emoções deixam marcas.

Então, como você faz seu cliente se sentir? Como isso pode ser um diferencial para o seu negócio?

A dor do cliente traz as respostas certas

Aprofundando um pouco mais, no livro “Desperte Seu Gigante Interior”, o coach Anthony Robbins esclarece que, evolutivamente, tudo o que fazemos como SERES HUMANOS visa a dois propósitos: minimizar a dor e aumentar o prazer. Foi o que garantiu nossa sobrevivência até aqui.

Por isso, um excelente exercício estratégico é pensar: qual é a DOR da pessoa que compraria meu produto ou serviço? De que forma posso diminuí-la? Como os outros negócios no meu nicho estão fazendo isso?

A partir daí, tudo é uma questão de formular as respostas mais adequadas. Em um mundo pós-escassez, o diferencial pode estar no atendimento humanizado. No cuidado com a entrega. No olhar olho no olho.

Por incrível que pareça, no mundo pós-escassez, tais ativos podem ser os mais valiosos dentro de uma organização.

Se você gostou da matéria, compartilhe com seus colegas nas redes sociais!!!!

Compartilhar: