Compartilhar:

De nada adianta reformar a fachada de uma casa com sérios problemas de estrutura

O que você diria do proprietário de uma casa com sérios problemas estruturais que se restringe a reaplicar a pintura da fachada para resolver o problema? Provavelmente você diria que essa casa, mesmo com aparência de nova, continuará em vias de ter problemas sérios. É um risco para quem está dentro ou próximo dela. Essa imagem é uma boa analogia do atual discurso, muito em voga, mas na maioria das vezes superficial, da necessidade urgente de inovação.

Empresas estão comprando a ideia da modernização a qualquer custo de forma equivocada. Gestores chegam a dispensar colaboradores experientes com a justificativa de uma pretensa inovação, como se substituir pessoas fosse a saída em vez de encarar a necessidade de adaptar e mudar processos desgastados pela ineficiência. Mas continuam, tal qual a casa da qual falamos, com os mesmos problemas de sempre, com a estrutura frágil, vulnerável a qualquer intempérie. Ou seja, mudanças devem considerar uma revisão da cultura empresarial.

Como então identificar os problemas profundos de uma empresa? Como mudá-los? Essa vistoria, poderíamos assim dizer, ainda mantendo a analogia com a casa em situação de risco, deve ser feita por profissionais capacitados para identificar problemas estruturais e para propor intervenções. Muitas vezes, esses problemas são comunicações falhas, lideranças sem foco e tantos outros que podem ser identificados pelo olhar de uma consultoria externa séria e hábil, capaz de propor as mudanças estruturais que podem se fazer necessárias.

Reconhecer os problemas existentes é o primeiro passo para traçar uma estratégia para resolvê-los. E na maioria das vezes só um olhar externo pode apontar os pontos que precisam ser trabalhados e sugerir um novo direcionamento. Muito mais que uma casa, uma empresa pode ser vista como um organismo vivo, em constante mudança, mantido por vários sistemas que funcionam de forma cooperada. Um organismo que vez ou outra precisará de um “raio-X” para mostrar pontos que necessitam de tratamento, de mudança, em prol da saúde de todo o organismo. Antes de pensar em inovar, devemos pensar nos velhos procedimentos arraigados. Eles são difíceis de serem reconhecidos, mas só assim podem ser mexidos.  Voltando à nossa casa, o processo de real mudança nunca é de fachada, não se engane.

Compartilhar: