Compartilhar:

A vida acontece agora e a todo o momento você gasta a moeda do tempo em suas escolhas. Logo, um programa de coaching profissional pode ajudar você a pensar sobre seus sonhos e decisões e acabar sendo um investimento, no sentido de trazer insights sobre como você pode direcionar melhor seu tempo, sua energia e seus recursos profissionais e emocionais

A percepção de que se gasta tempo com tarefas consideradas inúteis ou que não são fonte alguma de prazer ou de desenvolvimento pessoal é uma das maiores causas de insatisfação modernas. Esta é a conclusão de um grande estudo da Universidade Harvard, no qual os pesquisadores entrevistaram cerca de 4.500 pessoas nos Estados Unidos, Dinamarca, Canadá e Holanda. A intenção da pesquisa foi avaliar como essas pessoas investiam na economia de tempo – elas foram questionadas sobre as atividades que priorizavam em seu dia a dia e o que preferiam delegar – desde cozinhar até contratar uma pessoa para ajudar no serviço doméstico.

Cada participante do estudo também recebeu 40 dólares para gastar de duas formas: em tarefas que economizavam tempo (como pedir um táxi ou comida) ou na compra de bens materiais. Os cientistas verificaram que o primeiro grupo, que gastou o dinheiro em atividades que economizavam tempo, mostrou maior satisfação com o investimento do dinheiro. Os autores do estudo chamam esse fenômeno de “fome de tempo” e afirmam que está se tornando cada vez mais comum em países desenvolvidos, principalmente entre pessoas com melhor padrão de vida.

A consciência de que o tempo passa, acompanhada da percepção de que nunca parece ser suficiente para a concretização dos projetos e desejos é uma das maiores fontes de angústia da modernidade. A grande maioria das pessoas ainda passa a maior parte do seu dia dedicada ao trabalho – essa dedicação presencial, porém, nem sempre vem acompanhada da percepção pessoal de que o tempo está sendo bem empregado ou que está sendo convertido em aprendizados valiosos e em desenvolvimento pessoal. Paradoxalmente, porém, quando questionadas sobre por que não empregam seu tempo de forma mais satisfatória, a maioria das pessoas diz justamente que é porque falta tempo! Tempo para refletir, para investir em novas formações, por exemplo. Nesse ciclo interminável, mantêm-se na mesma posição, vendendo seu ativo mais precioso – tempo – em troca de um conforto ilusório, que pode ser desde um emprego estável até uma função que permite um exercício apenas parcial de seus potenciais.

Acontece, porém, que a vida não é linear – é muito improvável que condições ideais (financeiras, afetivas, de tempo livre etc) surjam magicamente e sem imprevistos para que você possa pensar sobre o que você quer e assim iniciar seu projeto de vida. Não. A vida acontece agora e a todo o momento você gasta a moeda do tempo em suas escolhas. Seja nas decisões aparentemente mais simples – como a hora que você decide acordar todos os dias –, como nas muito complexas – como investir seu dinheiro numa satisfação de consumo imediata, (lembre-se da pesquisa que abordamos no início do texto) ou num benefício mais abstrato e de longo prazo, como um curso sobre um tema que te apaixona ou mesmo um programa de coaching profissional, capaz de ajudar você a pensar sobre seus sonhos e decisões e (veja só), acabar sendo um investimento, no sentido de trazer insights sobre como você pode direcionar melhor seu tempo, sua energia e seus recursos profissionais e emocionais. Percebe como o tempo está imerso em todos os aspectos de nossa vida? Cabe a nós refletir seriamente sobre como usá-lo de forma sábia e inteligente.

Compartilhar: