Compartilhar:

A qualidade de vida no trabalho abrange muito mais do que um ambiente laboral agradável, um chefe simpático ou a concretização de uma meta. Sob o prisma atual, ela simboliza uma verdadeira busca inerente à realização de um senso de propósito naquilo que se faz todos os dias. Isso é válido para colaboradores e empreendedores.

Infelizmente, segundo dados de uma pesquisa conduzida pelo Instituto Locomotiva, cerca de 56% dos trabalhadores formais no país estão insatisfeitos com seus respectivos trabalhos. Por mais diversos que sejam os motivos, considerar que mais da metade das pessoas não encontram alegria em suas atividades é, no mínimo, inquietante.

Mas como atingir um estado de plenitude em termos de qualidade de vida no trabalho? E o que isso tem a ver com o conceito de propósito, que vem sendo abordado de forma cada vez mais abrangente?

Siga a leitura para conferir os principais insights.

O que é qualidade de vida no trabalho?

Para uma compreensão mais aprofundada acerca da relação entre propósito e qualidade de vida no trabalho, inicialmente é necessário traçar uma definição acerca do que significa desempenhar as atividades profissionais de forma sadia e engrandecedora.

No entanto, é muito natural que esse tipo de compreensão varie de pessoa para pessoa.

No livro “Ferramentas dos Titãs”, Tim Ferriss, escritor e empresário norte-americano, compartilha suas percepções acerca do assunto. Ele salienta que, a partir da própria experiência empreendedora, descobriu a importância de estar sempre atento aos níveis de estresse e ao que realmente lhe traz alegria no trabalho.

Ferriss sugere algumas perguntas essenciais para verificar como está sua qualidade de vida em relação ao trabalho:

  • Em um momento de sobrecarga, você sente que está realmente desmoronando ou, de certa forma, progredindo?

 

  • Com que frequência você diz “Sim! Uau! Estou empolgado com esse projeto!”?

 

  • Você levanta animado para executar suas atividades diárias, ou ativa a função soneca com frequência?

 

Muito embora não tragam uma resposta definitiva, essas questões podem fornecer um bom parâmetro acerca de sua qualidade de vida em relação ao trabalho.

Qualidade de vida no trabalho e o senso de propósito inabalável

Dharma (ou darma), é uma palavra oriunda do antigo idioma sânscrito. Em uma tradução literal, significa “aquilo que sustenta, que mantém“. O conceito-chave, muito além da semântica espiritual, se relaciona à ideia de associar a atividade profissional com os valores éticos e morais nos quais você acredita.

Ou, indo ainda mais além, com proposta de deixar um legado ao mundo.

Refletir sobre o seu senso de propósito e alinhá-lo às suas atividades de trabalho pode ter um papel essencial na qualidade de vida – muito além do escritório. O motivo é claro: trabalhar em sintonia com aquilo que você acredita produz motivação e engajamento.

“Ter um propósito é essencial para navegar a complexidade, volatilidade e ambiguidade em que vivemos hoje (…) A busca por propósito é inevitavelmente um processo natural e complexo. É o que traz sentido às nossas vidas; é o que nos faz levantar todos os dias animados para correr atrás de nossos objetivos e para deixar nossa marca no mundo”, escrevem Francine Zucco e Alex Anton, em artigo publicado na Harvard Business Review Brasil.

O conceito de propósito inabalável traz dimensão à existência do ser humano, indo além de seu papel profissional. Mantê-lo em mente é o que torna possível encarar todas as dificuldades – que eventualmente vão surgir, independentemente da área de atuação – no ambiente de trabalho.

Você já sabe qual é o seu?

Se apreciou esta matéria, aproveite para compartilhar com os amigos e colegas nas redes sociais!

Compartilhar: