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Uma liderança eficiente transparece no quão inteirado cada colaborador está dos processos e comprometido com as metas da própria equipe

Uma boa analogia para falar da importância da liderança é a imagem de uma pirâmide invertida, na qual é o topo que sustenta e equilibra a base. O líder deve transmitir solidez e segurança para sua equipe. Quando a liderança é ineficaz, a pirâmide começa a se desmembrar aos poucos: os melhores colaboradores são os primeiros a desertar da empresa e os que permanecem demonstram desmotivação e falta de autonomia.

Uma anedota comum no meio corporativo norte-americano diz que se os funcionários ficam por tempo além da conta dentro da empresa e entram e saem a todo momento da sala do chefe é mau sinal: pode significar que não estão entendendo os processos, que não estão colocando em prática estratégias eficientes ou que não têm o mínimo de autonomia para tomar decisões corriqueiras. Simplesmente porque o líder não os preparou nem deixou seguros para isso.

Uma pesquisa de 2014 da consultoria Robert Half levantou os principais motivos que levam colaboradores a se desligarem de uma companhia: falta de adequação à cultura da empresa e relacionamento ruim com superiores e colegas ocupam as primeiras posições na lista. E, como se sabe, demissões não raro são antecedidas por um desgastante – e caro – período de baixo desempenho, conflitos, atrasos e faltas, até culminar no desligamento. Agora, imagine que um mau líder pode desencadear uma verdadeira “debandada” de colaboradores, o que certamente demandaria estruturações profundas e largos recursos da empresa para consertar o estrago – o que nem sempre acontece. Precisa de mais motivos para reconhecer a importância de se investir em liderança?

Inúmeros estudos no campo da psicologia organizacional mostram que a satisfação com o ambiente de trabalho se reflete em produtividade dentro da empresa e bem-estar em outros campos da vida. Podemos dizer que o líder é o embaixador da cultura da empresa, tanto para colaboradores como para os clientes. É curioso observar como pessoas que trabalham numa mesma companhia, porém em departamentos diferentes, podem ter uma percepção completamente diferente da cultura da empresa – daí se presume a importância do líder na construção dessa percepção, mais subjetiva do que em geral imaginamos.

Uma liderança eficaz tem poder agregador, solidifica a pirâmide. É substancial para uma companhia investir em líderes com capacidade para formar novos líderes – é uma forma ativa de investir em capital humano, que certamente trará bons frutos a longo a prazo. A boa liderança transparece no quão inteirado cada colaborador está dos processos e comprometido com as metas da própria equipe. Transparece em motivação, autonomia e responsabilidade. Agora diga: sua companhia está investindo nesse aspecto tão importante, que é a formação de líderes?

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